12 março 2014

[RESENHA] A Culpa e das Estrelas


C.S. Lewis

Nome:A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Número de páginas:184
    Sinopse:
    Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante - o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher um pequeno infinito de páginas em branco de suas vidas.

    A Resenha: 
    Sinceramente, não é por que muitos acharam o livro apelativo ou meio clichê , mas relutei em ler este livro. Nunca gostei muito de romances  - falo dos melosos demais -, mas John Green conseguir fazer um romance “suave”. 
    Eu conheci A Culpa é das Estrelas através de amigo, me dediquei em ler ACEDE, e todo tempo gastado em lê-lo valeram a pena!

       Hazel Grace é uma adolescente, tem 16 anos e possui um câncer de tireoide, com metástase nos pulmões, porém a doença esta controlada graças a um medicamento experimental. Para qualquer pessoa que recebe a noticia de uma doença e, principalmente como um câncer, a sua vida é mudada drasticamente, a diferença é que Hazel já aceitou seu destino, mas o que a deixa magoada e culpada é o fato de como seus pais encararam o câncer e assim  não conseguirem ter uma vida normal, além, do cilindro de oxigênio -Felipe- que ela precisa carregar a todos os lados se quiser viver  por mais algum tempo.
        A maioria das pessoas assim como alcoólatras, dependentes químicos participam de grupos de apoio e com Hazel não é diferente, e justamente lá, no grupo de apoio para jovens com câncer é que ela conhece Augustus Waters.
       Gus é um menino lindo, mas também já tinha sofrido com o câncer. Logo no primeiro “encontro no grupo”, ele fixa o olhar em Hazel. Augustus acaba aproximando-se da menina e acaba nascendo um sentimento entre eles, dramático e fofo. Isto acabou deixando Hazel e Augustus mais ‘vivos’ na história.
       A menina ama o livro “Uma Aflição Imperial”. Fã do autor e do livro, Hazel queria descobrir sobre ele, mas as cartas que enviara ao autor nunca foram respondidas. A doença de certa forma ajudou Hazel e Waters  para conhecerem Peter Van Houten, o autor –o que nada me agradou-, e então a história começa a dar suas reviravoltas...

       Creio que é do próprio autor –John Green- ter a capacidade de surpreender, é claro que os finais nem sempre são quais você pensa mas, Green é muito imprevisível. Embora muitos alegam ter chorado mil águas a ler o livro, eu não me emocionei ao ponto de chorar, não que seja insensível ou mesmo possuir um coração de pedra, achei como já disse no começo desta resenha,um romance “suave”.


    Siga no Twitter: @Link_literária
    Curta no Facebook: /link.literaria

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário